Criar um Site Grátis Fantástico
Associação de Karatedo Seigokan de Portugal (AKSP)

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Total de visitas: 10007
Seigo Tada Hanshi



Mestre Seigo Tada (8.º Dan)


No dia 18 de Fevereiro de 1922 nasce como filho primogénito da família Tada, o Mestre Seigo Tada na cidade de Kyoto, Japão. 


O seu primeiro contacto com as Artes Marciais acontece quando ainda jovem, em 1937, com 15 anos de idade, se muda com a família para a cidade de Shanghai, na China. É lá que conhece um Mestre de Kempo, chamado Ching Lou e começa a aprender esta Arte Marcial chinesa.


Em Março de 1939, de regresso a Kyoto, iniciou a aprendizagem do Karate na Universidade Ritsumeikan, onde frequentava o curso superior.


Em 1941 iniciou na mesma Universidade o curso de Ciências Económicas. Nas instalações da Universidade existia um Dojo de Karate dirigido pelo famoso Mestre Chojun Miyagi, criador do Karate Goju Ryu. Pouco tempo depois tornou-se o Responsável Técnico de Karate desta universidade. 


Em 1943, é chamado para cumprir o seu dever cidadão no Serviço Militar durante a 2ª Guerra Mundial, tendo sido destacado para o batalhão "Tokotai" que tinha as mesmas funções do esquadrão "Kamikaze" (Ventos Divinos), famoso pelas suas tácticas suicidas, mas felizmente, para nós karatecas, a guerra acabou sem que o nosso Mestre tenha sido designado para a derradeira missão. Após a guerra, sente que alguma coisa deve ser feita para elevar a moral do tão abatido povo japonês. Iniciou assim em Kyoto um trabalho baseado no ensino de Karate Goju Ryu, tentando levantar a auto estima e a confiança dos seus praticantes.


Em Agosto de 1945 regressa de volta ao Japão vindo da Koreia. Em Setembro do mesmo ano fundou o Karate Goju-ryu Doshinkai Nihon, o Karate Seigokan Doshinkai Nihon e a Nihon Seigokan, e em beneficio da saúde e da educação corporal, popularizou o Karate-Do para homens e mulheres, tendo criado 120 dependencias da Seigokan, 10 Clubes de Karate, (Universidades de Osaka, Bukkyo, Yamagushi, Tokuyama, Kyushu, Kyoritsu,), Faculdade de Estomatologia de Osaka, Faculdade de Línguas Estrangeiras de Kyoto, Instituto de Tecnologia e Têxteis de Kyoto, e Faculdade de Farmácia de Kyoto. Nesse mesmo ano, graduou-se na Universidade de Ritsumeikan e ingressa como funcionário público.


Em 1947, é convidado a dar aulas no Saineikan Budo Castle, famoso centro de Artes Marciais na cidade de Kyoto, resolvendo largar o emprego e dedicar-se por completo ao ensino do Karate Goju Ryu Seigokai. Devido ao enorme sucesso das aulas de Karate, o Mestre Seigo Tada fundou então a All Japan Seigokan Karate-Do Association (SAJKA) nesse mesmo ano.


Em 1951, abriu o Toofukuji Dojo, de onde saíram grandes karatekas da Seigokan. “Uma passagem interessante na vida do Mestre Seigo Tada foi a visão que teve em relação ao Karate, antes de se juntar às tropas japonesas. Prevendo uma profunda crise económica após a guerra, o jovem mestre armazenou uma quantidade razoável de kimonos guardando-os em sua casa. Dificuldades de toda a ordem assolavam o país com o fim da guerra, porém o jovem Mestre Seigo Tada, com a venda de kimonos e a receita das aulas, conseguiu manter-se naqueles dias difíceis”. “Outra passagem interessante na vida do Mestre Seigo Tada foi que, quando jovem, ele fez um teste para actor no cinema japonês e foi aprovado, mas no momento em que se deu conta da realidade da vida artística desistiu, para a sorte do Karate Seigokan. Isto aconteceu numa época em que o famoso actor Toshiro Mifune se iniciava também no cinema”. Com a fama de um grande lutador, a Seigokan rapidamente cresceu, abrindo filiais noutras cidades e províncias e o primeiro sinal de expansão foi a abertura de um Dojo na província de Shiga, na cidade de Ootsu (1952). Seguindo esta rota de expansão, a Seigokan logo se espalhou por todo o Japão, do norte na ilha de Hokkaido, até ao sul na ilha de Kyushu. Apesar do Karate nesta época utilizar poucas técnicas de pernas, o jovem Mestre Seigo Tada impôs-se utilizando uma boa variedade de pontapés que, conforme dito por ele mesmo, eram as suas técnicas preferidas. Isto deveu-se à influência do Kenpo chinês aprendido na adolescência.


No dia 9 de Março de 1954, o Mestre Seigo Tada casou-se com a jovem Okamoto Mitchiko, médica e residente na cidade de Himeji, na província de Hyogo, para lá transferindo a sede da Goju Ryu Seigokai.


A sua arte, a partir de 1966, começou a ganhar o mundo. Oh Do Kan, um famoso centro de Artes Marciais de Hong Kong, convidou um instrutor de Karate Goju Ryu Seigokai. Então foi enviado o instrutor Yukiaki Yoki, depois Shoji Yuki, entre outros instrutores da Seigokan, ambos da faculdade de Línguas Estrangeiras de Kyoto, que introduziram o Karate Seigokan na ex-colónia Britânica. Antes da introdução oficial da Seigokan em Hong Kong, em 1965, um executivo japonês e instrutor de Goju Ryu, ensinou a técnica a um grupo de jovens chineses, mas devido a problemas de saúde, retornou ao Japão deixando a semente do Karate neste grupo. Participava deste grupo o jovem José Martins Achiam. Em 1966, após ter-se graduado em cinto castanho, já sob a orientação de professores da Seigokan, iniciou informalmente o ensino do Goju Ryu Seigokan em Macau a um grupo de amigos. Nesse grupo inicial, treinavam os instrutores que fundaram a Goju Ryu Seigokai no Brasil, Luís Pedruco, Acaio e Puchy.


Em 1964 em conjunto com a Liga de Karate-do do Japão fundou a Federação de Karate-do do Distrito de Kansai, a Federação do Distrito de Kinki, organizou a estrutura de apoio a cada grupo de Karate regional e Nacional da Liga de Karate-do do Japão. Como sendo um dos promotores e executivos, é nomeado para a Administração de apoio à união destes grupos. Promoveu o Torneio do Japão, o Torneio Internacional, o Torneio Olímpico do Japão, bem como um Torneio com protecções, tendo para tal estabelecido os regulamentos para a competição e desenvolvendo as protecções que tinham sido introduzidas em 1952. Na sua evolução, o Karate Seigokan expandiu-se para a Ásia, Europa, Oceania, América do Norte e América do Sul.


Em 2 de Fevereiro de 1971, foi inaugurada a sede da Seigokan na cidade de Himeji, em instalações privilegiadas.


Em Agosto de 1987 visitou Portugal, onde visitou todos os Dojos da Seigokan A.K.S.P. e promoveu um estágio e Exames de Graduação. Em Novembro de 1989 volta de novo a Portugal promovendo um Estágio e Exames de Graduação. Tinha agendado a sua terceira visita a Portugal para o dia 13 de Novembro de 1997.


Em 18 de Setembro de 1997, aos 76 anos de idade, o Mestre Seigo Tada infelizmente faleceu, devido a um enfarte do miocárdio. 


Entre os feitos do Grande Mestre Seigo Tada, destacam-se: 


Criador de Katas: 


• Kihon Tsuki-no-kata “ Kihon Kata” 


• Uke-no-Kata 


Carreira: 


• Membro do Principal Conselho da Federação Japonesa de Karate-do. 


• Director da Federação Japonesa Karate-do. 


• Secretário-geral da Federação de Karate-do do Distrito de Kansai. 


• Secretário-geral da Federação de Karate-do do distrito de Kinki. 


• Secretário Chefe e Vice-presidente da Direcção da Federação de Karate-do de Hyogo.


Competições Oficiais: 


• Árbitro Chefe do 1.º Torneio do Japão. 


• Inspector do 2.º Campeonato da Federação Japonesa em 1971. 


• Árbitro Chefe do 3.º Campeonato da Federação Japonesa em 1973. 


• Director da Sede da W.U.K.O. – 1.º Torneio Mundial de Karate-do em Osaka, 1970. 


• Inspector da W.U.K.O. – 2.º Torneio Mundial de Paris em 1972. 


• Inspector da A.P.U.K.O. – 1.º Torneio Mundial de Karate-do da Ásia e Pacifico em Singapura em 1973. 


• Presidente da Direcção, Árbitro Juiz, Vice-presidente do Torneio de Karate-do de Kansai. 


• Director em vários Torneios Distritais e Nacionais. 


• Participou como Presidente da Direcção da Comissão Executiva da Federação Japonesa de Karate-do no XXXVI Torneio Japonês de Desportos realizado em Shiga em 1981, onde a escola de Shiga obteve o 1.º Prémio na modadlidade de Karate-do. 


Na sua actividade internacional, para a expansão e compreensão do Karate-do em países estrangeiros, bem como a preparação de o tornar um Desporto Olímpico, estabeleceu a Seigokan em Hong-Kong, Macau, Brasil, Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Alemanha, Finlândia, Austrália, Singapura, e noutros países para formação de Instrutores. 


Em 1981 obteve o prémio de Mérito Atlético. O Mestre Seigo Tada foi realmente uma personalidade ímpar dentro do Karate, um líder nato, generoso e sempre à disposição de qualquer aluno, independente da graduação, idade ou sexo. Realmente alguém que dificilmente terá o seu lugar preenchido à altura. O ideal do Mestre Seigo Tada era de que todos os membros da Seigokan se tornassem uma única Família. O grande legado que o Grande Mestre Seigo Tada nos deixou foi esta organização, a Japan Karate-Do Seigokai que é considerada, conforme fontes pesquisadas na Internet, como a maior organização de Karate Goju Ryu estabelecida no Japão nos anos 60. Actualmente é presidida por Akira Okamoto (Seigo Tada III), que sucedeu à esposa do Grande Mestre, a Dra. Okamoto Mitchiko, ou como foi sendo conhecida após a morte do esposo, por Seigo Tada II.

Criar um Site Grátis Incrível | Criar Loja online Grátis | Sites Grátis | Criar Loja Virtual Grátis | Wordpress e Prestashop Grátis